Agente Comunitário de Cultura - 1ª edição (2014-2015)

Fomentando o projeto "Click, um olhar curioso sobre o mundo"

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Continuar atuando como agente formadora no projeto “Click, Um olhar curioso sobre o mundo”, no seu terceiro ano, que propõe um trabalho de educomunicação com jovens entre 15 e 25 anos de baixa renda na região Pirituba – Jaraguá, agora intensificando o trabalho de formação dos multiplicadores dessa prática, para atuar como gestores e oficineiros e assim ampliar e dar continuidade ao projeto.

Site: http://www.clickumolhar.com/ http://www.clickumolhar.com/

Descrição

Pretendo continuar atuando como agente formadora no projeto “Click, Um olhar curioso sobre o mundo”, no seu terceiro ano, que propõe um trabalho de educomunicação com jovens entre 15 e 25 anos de baixa renda na região Pirituba – Jaraguá, agora intensificando o trabalho de formação dos multiplicadores dessa prática, para atuar como gestores e oficineiros e assim ampliar e dar continuidade para o projeto, tornando possível uma abrangência maior. Por meio de apresentação de dinâmicas, metodologias de trabalho de intervenção na comunidade, utilizando-se das diversas tecnologias e linguagens artísticas como suporte para o processo de aprendizagem, contribuindo com a formação de agentes de cultura.
A intenção é desenvolver a percepção crítica dos integrantes, a habilidade de interpretação, leitura e escrita de diferentes gêneros textuais e habilidades artísticas-culturais. Como resultado, os adolescentes publicam a revista bimestral “Pirituba Acontece”, produzem uma radio-escola, atualizam um site de noticias e produzem eventos culturais na região.
O projeto foi idealizado ao notar que a região carecia de um veículo que pudesse divulgar informação de qualidade sobre o bairro e que, ao mesmo tempo, criasse uma relação mais próxima entre os moradores e o local.
O foco da iniciativa é estimular o potencial comunicativo dos jovens, numa relação democrática e colaborativa, potencializando o empoderamento dos jovens da comunidade, ao se tornarem mídia.
A ideia do projeto “CLICK, um olhar curioso sobre o mundo”, surge a partir da mobilização da comunidade feminina que constatou a necessidade de se estruturar atividades culturais e pedagógicas para os jovens, os afastando da ociosidade, dos perigos das drogas, da violência, da gravidez na adolescência. “Estamos perdendo nossos filhos”, Era uma fala bastante comum de uma parcela da comunidade, segundo foi constatado numa reunião de levantamento de problemas na região.
Este projeto foi ao encontro dos interesses de mulheres e mães trabalhadoras, sem tempo para os filhos, pela necessidade de prover o sustento da família, que reconhecem a importância das ações oportunizadas pelo projeto Click, que despertou nesses jovens outros olhares, pelo viés da arte, da cultura, atenuando parte da carência que a comunidade se cerca.


OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS:
Objetivo Geral: Incluir e integrar os jovens da região por meio da promoção e aproximação de iniciativas culturais e pedagógicas, oferecendo a esses jovens a possibilidade de desenvolver novas habilidades e competências para o mundo atual.
Objetivos Específicos:
- Continuidade na publicação e divulgação da revista bimestral “Pirituba Acontece”, criado pela primeira equipe do projeto click (jornal comunitário mensal Pirituba Acontece) que possui pautas sobre Pirituba e região, com enfoque cultural, como um meio de utilidade pública para a população.
- Criação, elaboração e atualização de mídias interativas (web site, blogs e redes sociais, rádio web)
- Expor e desenvolver diversas formas de linguagem de comunicação (fanzine, fotojornalismo, folders, documentário, tirinhas/histórias em quadrinhos, manuseio em argila, stêncil, silk screen entre outros).
- Aumentar a atuação dos jovens como produtores de cultura, buscando uma maior autonomia crítica em relação ao manuseio da linguagem.
- incentivar o protagonismo juvenil e em consequência, aumentar a autoestima e a confiança em um futuro melhor e mais igualitário, permitindo a esses jovens idealizarem o mundo que ajudam a construir, mostrando que com o trabalho em equipe e muita dedicação é possível fazer transformações, sendo essas, não apenas físicas no bairro onde o projeto é realizado, mas mudanças de valores e de comportamentos.



PLANO DE TRABALHO – 12 MESES

Equipe de mediadores/ Gestores: ( Sábado à tarde) reuniões para preparar as oficinas e formação dos gestores/ mediadores. Tempo reservado, também, para o aprofundamento dos conhecimentos desses integrantes do projeto (anos anteriores) sobre mídias, didáticas, comunicação e outros que se façam necessários.
Manutenção e incentivo a participação dos novos integrantes a atualizarem o site. Elaboração e produção da revista Pirituba Acontece.
(Durante a semana) oficinas na E.E. Ermano Marchetti, para capacitação os alunos a utilizarem os equipamentos da rádio e de introdução à linguagem radiofônica, formação da equipe da radio Marchetti como agente de cultura na escola. Elaboração da radio web. Manutenção da rádio- escola.
Oficinas aos sábados (das 10h às 13): Inicio da nova turma. Apresentação do projeto; dinâmica em grupo com o objetivo de conhecer as características dos integrantes; bate-papo, trabalhando alguns conceitos como: comunidade, comunicação e mídia de maneira intertextual; análise dos diferentes tipos de mídias; reconhecer a utilização e as diferenças de diversos gêneros textuais, função das redes sociais e dos meios comunicativos; visita de um jornalista; introdução a linguagem radiofônica. (Faculdade Anhanguera – Pirituba)
- Oficina de comunicação e expressão: fanzine e fotojornalismo; oficina de jornal; simulação de coletiva de imprensa; manutenção do site; visita ao jornal folha de São Paulo; dinâmicas através da arte cênica; palestra com o jornalista e educomunicador Alexandre Sayad; oficina de produção de texto. Planejamento e produção do evento “encontro de grafiteiros”.
- Oficina de audiovisual; elaboração da primeira edição do revista Pirituba Acontece com a participação da nova equipe, postagem no site do projeto; criação de folder de divulgação do site; oficina de intepretação de texto; oficina de musicalização. Inicio da organização (divisão de tarefas) e da produção para o evento “2ª Show de Talentos de Pirituba”
- Oficina de grafite/ stêncil; postagem no site; oficinas de redes sociais; palestra sobre os conceitos de Educomunicação; oficina de movimento corporal; Oficina de como usar o InDesing; Visita e palestra do corpo de bombeiros de Pirituba, oficinas de elaboração de um produto artesanal de geração de renda – Palestra do Sebrae sobre empreendorismo social, atualização das mídias interativas; dinâmicas através da arte cênica; oficina de dança.Realização e produção do evento “2º Show de Talento de Pirituba”

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Evelyn Kazan

Agente Comunitário de Cultura pelo bairro de Pirituba e conselheira participativa municipal pelo distrito que mora. Luta por uma equipamento cultural na região.
Proponente e gestora do projeto "CLick, um olhar curioso sobre o mundo", projeto de Educomunicação que mantém um canal de noticias, uma revista bimestral– a Pirituba Acontece, produz eventos e oferece oficinas para os jovens da região.